Não tem jeito. A Páscoa é uma tentação para quem é apaixonado por chocolate. Os menos impulsivos até se contentam com algumas mordidas.
Apesar de fazer bem ao coração e dar uma levantada em nossa autoestima, o chocolate pode trazer consequências desastrosas para a saúde.
Depois de tanto chocolate, não tem pele que aguente. Por ser um alimento rico em gordura e açúcar, ele é responsável por aumentar a oleosidade da pele e causar, indiretamente, danos como cravos e espinhas, principalmente em pessoas que já possuem tendência.
Se você está exagerando e quer prevenir o surgimento de cravos e espinhas, confira algumas dicas para cuidar de sua pele após esse feriado de Páscoa:
1) USE PROTETOR SOLAR EM GEL
Ele evita que a pele fique mais oleosa e previne as manchas causadas pelo sol e pela acne.
2) NÃO ESPREMA ESPINHAS E CRAVOS
Faça frequentemente limpeza de pele com um profissional preparado para isto, sabendo que a limpeza não é um tratamento, mas um recurso auxiliar.
3) MANTENHA AS UNHAS BEM CORTADAS E LIMPAS
Evite risco de infecção pelas unhas. Uma “cutucada” num momento de distração pode infeccionar e piorar a lesão devido a sujeira acumulada embaixo das unhas.
4) HIDRATE A SUA PELE
Hidrate com produtos de toque seco, oil free e/ou em gel.
5) ABUSE DA ÁGUA, SUCOS E CHÁS.
A hidratação é fundamental para o equilíbrio do metabolismo, além de diminuir processos inflamatórios como os da acne.
6) LAVE SEU ROSTO ATÉ 3 VEZES AO DIA
Não lave o rosto várias vezes ao dia. Este hábito pode causar o efeito rebote e estimular as glândulas sebáceas. O recomendado é lavar com sabonete específico para pele oleosa.
7) NÃO ESQUEÇA DE TIRAR A MAQUIAGEM
Os produtos entopem os poros e podem provocar espinhas.
8) USE PRODUTOS SECATIVOS
Eles ajudam a diminuir a inflamação e a dor da acne. Para finalizar, use um corretivo com textura leve.
9) EVITE COMIDAS GORDUROSAS
Esse tipo de alimento ajuda a inflamar mais a pele e acaba permitindo o aparecimento da acne intensa.
10) AUMENTE O CONSUMO DE VERDURAS DE COR VERDE-ESCURA
Brócolis, couve, rúcula, espinafre e outras verduras de cor verde-escura são ideais, pois são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo.
Precisando de um atendimento especializado para o tratamento de espinhas em sua pele, procure um médico dermatologista de sua preferência. Também estamos à sua disposição em caso de necessidade.