fbpx
Blog
Psoríase Imunobiológico

CONHEÇA A INJEÇÃO PARA PSORÍASE

Doenças inflamatórias, como a psoríase em placas, a artrite psoriática e a espondilite anquilosante, podem ter um grande impacto na vida das pessoas. Essas condições, apesar de nem sempre causarem riscos graves à saúde, podem ter um peso elevado na autoestima.

Por isso, os tratamentos são importantes para a qualidade de vida de pacientes. Entre eles há o , um medicamento que tem demonstrado bons resultados no controle dessas doenças.

O que é ?

O é um medicamento anti-inflamatório aplicado de forma injetável, usado para tratar a psoríase em placas, a artrite psoriática e a espondilite anquilosante. Em geral, sua aplicação é semanal, durante 4 semanas, seguida de aplicações mensais, chamadas de doses de manutenção.

Por ser injetável e bastante específico, o medicamento começa a fazer efeito rapidamente, levando poucas semanas para que a melhora dos sintomas seja notada.

A embalagem vem 1 ou 2 canetas de aplicação, cada uma com 150mg da substância ativa do , que é o Secuquinumabe, concentrados em 1mL de solução injetável.

Essa substância, que é um anticorpo monoclonal (tipo de proteína), age em uma molécula envolvida na inflamação e alguns outros processos do sistema imune. Assim, inibe os sintomas e controla as doenças.

O medicamento foi aprovado e disponibilizado em janeiro de 2015 nos EUA, sendo aprovado no Brasil em 28 de dezembro de 2015.

Para que serve ?

A Secuquinumabe, que é a substância ativa do medicamento , é um anticorpo monoclonal IgG1 humano que se liga à proteína IL-17A. Essa proteína está diretamente relacionada com a psoríase, espondilite anquilosante e artrite psoriásica. Isso porque as 3 doenças têm ordem inflamatória.

Saiba mais sobre cada uma:

Psoríase em placas 

O é indicado no tratamento da psoríase em placas, uma inflamação que afeta a pele. Ela é caracterizada pela formação de placas vermelhas, com escamas esbranquiçadas ou prateadas e secas. Em geral, elas coçam e doem, podendo sangrar em casos mais graves.

Nos quadros moderados ou graves, o medicamento pode ser empregado, visando reduzir a inflamação e os sintomas secundários da doença.

Artrite psoriásica

A artrite psoriásica é um tipo de psoríase que, além da pele, também acomete as articulações. Assim, pacientes com a doença podem manifestar lesões de pele espessas e avermelhadas, coceira, dor e descamação, além do comprometimento articular, como dor intensa e dificuldades de movimentação.

O uso do é indicado quando outros medicamentos antirreumáticos modificadores do curso da doença (DMARDs) já foram utilizados e não surtiram efeito. Além disso, ele pode ser receitado isolado ou em combinação com metotrexato.

Espondilite anquilosante

A Espondilite anquilosante é uma doença reumática que afeta as articulações da coluna vertebral e também outras grandes articulações. A condição causa dores intensas, inclusive quando a pessoa está em repouso, podendo desencadear inflamações nos olhos, intestino e levar a problemas cardíacos.

O se torna uma opção para pacientes que não responderam aos tratamentos iniciais com outros medicamentos.

É uma injeção para psoríase?

A substância Secuquinumabe é uma das que são conhecidas como injeção para psoríase. Além dela, há também Guselcumabe e o Ixequizumabe, que também são medicamentos biológicos e injetáveis.

A Ixequizumabe tem uma ação parecida com a Secuquinumabe, agindo na interleucina 17, já a Guselcumabe atua sobre a interleucina 23, uma outra proteína relacionada à inflamação e outros sintomas da psoríase.

Todas essas injeções têm demonstrado bons efeitos, sendo que a escolha depende de análises individuais de cada quadro.

Como é a aplicação?

A aplicação do é subcutânea e pode também ser feita em casa, pelo próprio paciente, desde que o médico ou médica oriente adequadamente e a pessoa se sinta segura para fazê-la.

Caso a aplicação seja feita em clínicas ou unidades de saúde, médicos ou enfermeiros serão responsáveis pelo manuseio e aplicação de todo o medicamento.

Se for feita em casa, é importante que a pessoa siga alguns passos para a correta administração. Em geral, é bastante simples:

Os locais de aplicação são a parte da frente da coxa ou inferior do abdômen (mantendo ao menos cerca de 6cm de distância do umbigo). O braço pode ser um local de aplicação, mas nesse caso deve ser feito por outra pessoa, logo que é um local de difícil posicionamento.

É necessário fazer rodízio, ou seja, escolher lugares diferentes a cada aplicação. Também é necessário evitar locais com hematomas, descamação ou ferimentos.

Antes de tudo, a pele de ser limpa com algodão com álcool.

O medicamento vem em uma caneta de injeção, por isso, não tem seringa ou ampola. Então, basta remover a tampinha e girá-la no sentido indicado pelas setas. Depois de aberta, a aplicação deve ocorrer em até 5 minutos e não há possibilidade de guardar ou recolocar a tampa na caneta.

A posição da caneta deve ser em um ângulo de 90 graus (ou seja, em pé), mantendo-a bem reta. Basta pressionar a caneta contra a pele para que a agulha seja inserida e a injeção inicie.

Um primeiro clique será ouvido e o indicador verde vai demonstrar o progresso da injeção.

Após o segundo clique, fique de olho no indicador verde. Quando ele parar de se mover, você pode retirar a agulha.

Pequenas quantias de sangue podem vazar, mas basta limpar com um algodão. Assim como outras injeções ou perfurações, o local pode ficar roxo e sensível.

é fornecido pelo SUS e planos de saúde?

Sim, desde que haja indicação médica dermatológica, o é fornecido pelo Sistema Único de Saúde e pelos principais planos de sáude, para o tratamento da psoríase em placas, artrite psoriásica ou espondilite anquilosante.

Em alguns casos, para a obtenção do medicamento, é preciso entrar com um processo judicial, apresentando também um orçamento judicial.

Reações: quais os efeitos adversos?

A aplicação do pode causar efeitos adversos leves ou moderados, que são comuns e, em geral, não representam riscos. É bastante frequente ocorrer infecções do trato respiratório, causando dor de garganta e nariz entupido.

Diarreia, aftas, erupções cutâneas com coceira e nariz escorrendo também são reações adversas comuns. Menos frequentes são as manifestações de candidíase oral, alterações nas taxas de glóbulos brancos, pé de atleta e conjuntivite.

Em geral, esses quadros não são graves, porém, se houver dificuldade de respirar, inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta ou coceira grave com erupções cutâneas, deve-se ir imediatamente ao hospital.

Engorda ou emagrece?

A bula do não indica que o medicamento pode causar alterações no peso, seja engordar ou emagrecer.

No entanto, cada organismo pode reagir de formas diferentes à ação medicamentosa, fazendo com que a pessoa ganhe ou perca peso, sobretudo se houver efeitos adversos, como náuseas. Isso porque, nesses casos, pode haver alteração da alimentação.

Os tratamentos para psoríase, artrite psoriática e espondilite anquilosante têm evoluído bastante. Isso garante melhor qualidade de vida e bem-estar às pessoas que convivem com algumas dessas doenças.

As terapias à base de medicações injetáveis biológicas, como é o caso do , demonstram bons resultados e rápida ação.

Importante: Nós não comercializamos este produto, apenas realizamos a indicação e a prescrição necessária para o tratamento. A partir disso, encaminhamos para uma clínica de infusão, onde é realizada a comercialização e a aplicação do produto.

Compartilhar:
*Dra Juliana Fonte é uma médica especializada em dermatologia, área de conhecimento que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Ela é também especializada na atuação em procedimentos médicos estéticos e cirúrgicos na área da dermatologia.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697