Diante de uma queda acentuada de cabelos, é preciso buscar orientação de um dermatologista especializado. É muito importante que os pacientes não tentem tratamentos caseiros ou indicados por leigos. Não funcionam e só atrasam o diagnóstico correto e o início da terapia adequada.
Os tratamentos para os cabelos são os mais diversos e dependem da causa e dos fatores que a cercam, como, por exemplo, há quanto tempo ocorre, histórico familiar e doenças crônicas. No caso de calvície hereditária, ainda não existe um tratamento clínico capaz de reverter 100% o problema. O que pode ser feito para amenizar o processo quando detectado no início, pois os folículos pilosos não estão atrofiados, é a utilização de medicações sistêmicas associadas com loções especiais. Deve-se analisar se nas mulheres, principalmente, as causas são hormonais para que assim ocorra a correção do distúrbio.
Outra opção recomendada é o transplante de cabelos. Utiliza-se os folículos das áreas preservadas, como nuca e lateral do couro cabeludo, e assim melhoramos a densidade das áreas calvas. É retirada uma faixa de couro cabeludo e, a partir desta, separasse as unidades foliculares, utilizando microscópios específicos para esse fim, e mediante planejamento prévio as unidades foliculares são colocadas nas áreas de menor densidade. Tudo isso deve ser analisado por um dermatologista especialista em tratamentos capilares. O mais importante, mesmo, é realizar o diagnóstico preciso o mais rápido possível dos cabelos, assim as chances de sucesso e de recuperação dos fios aumentam significativamente.