Tem uma parte do nosso corpo que sofre muito durante o inverno: os nossos pés. Para as mulheres, é só chegar o frio que as rasteirinhas e sandálias do verão, abertas e arejadas, dão lugar aos sapatos fechados, meias sintéticas e botas com bicos finos e normalmente com saltos. Já os homens, intensificam ainda mais o uso de calçados fechados e meias, o que não deixa os pés respirarem. O problema é que essa mudança pode acarretar mais do que uma simples dorzinha no pé. Ela traz a possibilidade de desenvolver frieiras e micoses.
Para garantir saudáveis pés no inverno é necessário alguns cuidados práticos que necessitam ser adotados. Em primeiro lugar, é um erro acreditar que o fato de os pés ficarem mais tempo “escondidos” permite relaxar nos cuidados. Ao contrário, este é o momento de redobrar a atenção.
As micoses são mais comuns nos pés do que em qualquer outra região do corpo. A área entre os dedos e a curva do pé são as mais atingidas. Vermelhidão, descamação da pele, formação de vesículas (pequenas bolhas de água) e coceira são os principais sintomas das micoses. Manter uma higiene rigorosa é a melhor maneira de manter os pés livres de micoses:
- Evite o uso do mesmo sapato dois dias em seguida;
- Use talco entre os dedos;
- Coloque os sapatos para ventilar;
- Prefira meias de algodão a meias de nylon ou de qualquer tecido sintético;
- Corte e lixe as unhas dos pés com a mesma frequência que se fazia no verão. Unhas grandes são mais difíceis de limpar.
Outra doença típica, a frieira, também conhecida como “pé de atleta”. Caracterizada por rachaduras e bolhas entre os dedos dos pés, esse tipo de infecção causada por fungos gera coceira e dor. Mas medidas simples de higiene podem evitar as frieiras:
- Mantenha a pele dos pés sempre limpa e seca é o segredo para se evitar infecções;
- Enxugue bem os pés ao sair do banho e até use o secador de cabelos se for necessário;
- Meias e sapatos devem estar sempre limpos e secos;
- Calce chinelos quando tomar banho em banheiros públicos, como de escolas, clubes e academias;
- Em casa, procure deixar os pés descalços e sem meia, para que possam “respirar”.
Cuide dos seus pés no inverno. Para um diagnóstico mais preciso e seu respectivo tratamento, é importante que seja consultado com um médico especializado em Dermatologia.