Nos dias mais quentes, típicos do verão, o suor faz com que a pele fique oleosa, incômodo para a maioria das pessoas. Porém, a transpiração excessiva não é a causa do aumento de oleosidade da pele nesse contexto. Na verdade, o calor provoca, separadamente, suor e exacerbação da oleosidade no corpo.
Calor estimula produção de glândulas de suor e sebo
“Diferente do que muitos imaginam, o suor não deixa a pele mais oleosa. O que acontece, de fato, é que o calor faz com que, tanto as glândulas sudoríparas produzam mais suor, quanto as glândulas sebáceas fabriquem mais sebo. Assim, a tendência, no verão, é que a pele fique suada e oleosa”, explica a dermatologista Juliana Fonte.
Segundo a especialista, existem alguns produtos específicos que ajudam no controle da oleosidade e do suor que podem ser acrescentados na rotina de cuidados com a pele. Como nem sempre é possível fugir do calor e, consequentemente, do suor e do aumento da oleosidade, estar constantemente cuidando da pele para que a mesma não sofra com esses fatores externos é muito importante.
Principais produtos para controlar a pele oleosa
“Para controlar esse quadro de calor, suor e oleosidade, as pessoas podem se beneficiar de alguns tipos de sabonetes, cremes e sprays. Além disso, é possível usar a famosa toxina botulínica (botox) para tratar a sudorese excessiva de algumas regiões, como as axilas, por exemplo”, informa a médica.
Hoje, existem opções no mercado de produtos eficientes com função anti-oleosidade e que respeitam o pH e demais propriedades da pele e que não provocam irritação. Entre as características que destacam esses produtos dentre os que se propõem controlar a oleosidade da pele podem ser citadas a função calmante, a limpeza profunda, a tecnologia de desobstrução potente dos poros e a presença de ácido salicílico na composição, responsável pela ação anti-inflamatória.
Matéria publicada no portal Cuidados Pela Vida.