As mulheres negras podem se considerar privilegiadas por natureza. Isso porque a pele negra tem mais vantagens do que a pele clara. Inicia-se pela grande quantidade de melanina, um filtro solar natural que protege a pele contra a ação do sol e torna a pele mais resistente aos efeitos do envelhecimento. O alto teor de colágeno garante maior elasticidade da pele e como as pernas ficam mais firmes, é também mais difícil que a celulite apareça.
Porém, apesar de ter grandes privilégios, ter um tom de pele mais escura não exclui de certos cuidados diários. Em pessoas com a pele negra é muito comum encontrarmos problemas como manchas, oleosidade excessiva – e, consequentemente, acne -, foliculite e até câncer de pele. Isto prova que ela necessita de cuidados sim e que muitos mitos precisam ser derrubados neste sentido.
Conheça os cuidados diários para a Pele Negra
Pela manhã, faça uma limpeza profunda lavando o rosto preferencialmente com sabonete líquido. Depois, aplique um adstringente. Isso evita a formação de cravos e espinhas provocada pelo excesso de oleosidade.
Como a pele negra é mais pigmentada, tem maior tendência de manchar. Por isso, antes de sair de casa é indispensável passar um protetor solar. De preferência, o produto deve ser oil free (sem óleo), para não aumentar a oleosidade do rosto e deve ter pelo menos FPS 15. Lembre-se que a pele negra não fica avermelhada quando superexposta ao sol e por isso, não dá o alerta de que está sendo prejudicada. A exposição solar sem a devida proteção aumenta o risco de câncer de pele.
Antes de dormir, repita a limpeza com o sabonete líquido e a loção adstringente e complemente com um creme hidratante que contenha vitamina C ou hidroxiácidos.
Hidratação da Pele Negra
Por ter a epiderme mais espessa, é mais resistente a agressões externas. Mas, por outro lado, essa proteção natural impede que a pele absorva satisfatoriamente os principais ativos dos hidratantes. Então, para manter a pele do corpo sempre bonita, é só usar um hidratante com óleo de uva, avelã ou macadâmia. Na hora de aplicar, dê atenção especial para os cotovelos, joelhos e pés, que geralmente ficam ressecados e com um aspecto esbranquiçado. Um detalhe a destacar, banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, pois podem agredir a pele, causando maior ressecamento.
Pelos Encravados e Foliculite na Pele Negra
Com a pele mais oleosa e a presença de pelos encaracolados fazem surgir pelos encravados e foliculite – inflamação que pode até confundir-se com uma espinha. Para evitar o problema e as manchas que podem surgir em decorrência dele, a esfoliação semanal é uma boa opção.
Atenção com tratamentos estéticos na Pele Negra
A pele negra precisa de cuidados redobrados na hora de fazer tratamentos estéticos, pois se não for bem preparada antes e depois de cada procedimento, pode sofrer danos. Quando agredida, esse tipo de pele ativa a melanina e o colágeno, elevando o risco de surgirem cicatrizes e manchas escuras. Mas isso não significa que é preciso passar longe dos tratamentos estéticos. Existem peelings mais superficiais e aplicações de laser específico, que são mais suaves e agridem menos a pele. Em geral, não se recomenda o uso do laser ablativo (que fere a pele e descama mais profundamente), pois são procedimentos mais agressivos e que apresentam maior risco de desenvolver queloides, forma de cicatrização exuberante e inestética.
Como sempre falo. Cuidar da pele, é cuidar da vida. Como vimos, existem muitos cuidados que se tem de ter com a pele negra para realçar a sua saúde e beleza. Lembre-se, as vantagens não minimizam os cuidados que a pele deve receber.