A hidratação possui função importante no bom funcionamento das células da pele e para a integridade da barreira de proteção do órgão. Trata-se, portanto, de algo mais profundo do que a questão estética apenas. Uma pele bem hidratada corre menor risco de sofrer com irritação, ressecamento, feridas e infecções diversas.
“A pele tem uma barreira de proteção lipídica que atua evitando a perda de água, que é o principal componente das nossas células. O resultado da perda hídrica sem a reposição constante e adequada é uma pele áspera, ressecada, sem elasticidade e mais suscetível a processos infecciosos”, informa a dermatologista Juliana Fonte.
Fatores externos que comprometem a hidratação da pele
Segundo a especialista, essa perda hídrica pode ocorrer devido a diversos fatores externos, como exposição solar, poluição, umidade relativa do ar, tabagismo, etilismo, banhos quentes e prolongados, etc. O uso de sabonetes inadequados para o seu tipo de pele também pode influenciar na formação de uma pele desidratada e ressecada.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional do Rio de Janeiro, esses mesmos fatores externos que provocam a perda hídrica da pele podem ser combatidos por meio de uma rotina de hidratação adequada da pele. Além disso, o momento ideal para a hidratação da pele é após o banho, dando prioridade às áreas mais propensas ao ressecamento, como joelhos, tornozelos e calcanhares.
Tratamento contra desidratação da pele
“É importante frisar que para garantir uma pele saudável e viçosa por meio da hidratação, é importante não apenas a ingestão de água, mas também realizar a hidratação com produtos adequados para o seu tipo de pele”, orienta a médica. Há hoje no mercado produtos compostos por ativos que, além de hidratar, ajudam a restaurar e fortalecer a pele.
Matéria publicada no portal Cuidados Pela Vida.