Além dos efeitos internos do organismo, os cabelos sofrem com as condições externas, sejam elas climáticas ou cosméticas. Durante o verão, o sol que bronzeia o corpo agride o cabelo, alterando sua coloração e ressecando os fios. Os cabelos tratados quimicamente (tintura, alisamentos, descoloração) são ainda mais sensíveis à exposição solar, podendo gerar enfraquecimento e alteração de cor e até mesmo precipitar um aumento de queda.
Para evitar problemas, quem usa tintura ou faz descoloração ou alisamento deve se submeter a esses tratamentos estéticos uma semana antes de ficar exposto ao sol e usar cremes hidratantes e com fatores de proteção solar. Ainda vale investir num chapéu.
Já as pessoas calvas devem redobrar os cuidados com o couro cabeludo quando se expuserem ao sol e ao frio. No calor, o protetor solar e o boné são essenciais para diminuir os efeitos da radiação ultravioleta, que pode levar, além da vermelhidão e do ardor, ao câncer de pele no médio e longo prazo. No frio, a proteção deve ser feita com bonés ou gorros.