Algumas pessoas com psoríase observam que certos alimentos podem piorar a condição da pele, ao aumentar a inflamação. Apesar de não haver nenhuma confirmação científica para esse fato, os médicos recomendam que os pacientes evitem certos alimentos que, de acordo com suas experiências pessoais, possam piorar a inflamação da pele.
Vale lembrar que pode ser difícil associar a piora da pele apenas à ingestão de determinado alimento, já que a psoríase é uma doença autoinflamatória que pode ter vários gatilhos – alguns relacionados ao ambiente externo e outros de origem genética.
O melhor conselho de nutrição para pessoas com psoríase é seguir uma dieta baixa em gorduras e doces e rica em frutas e legumes. Além disso, é recomendada a prática de exercícios físicos regulares, pois o excesso de peso pode agravar a psoríase.
Outras recomendações são diminuir o consumo de bebidas alcóolicas e parar de fumar, já que tanto o álcool quanto a nicotina podem aumentar o risco de uma pessoa manifestar psoríase quanto piorar o quadro de um paciente.