Algumas mulheres têm acne na gravidez. Isso acontece pelo aumento do hormônio chamado progesterona. Com a alteração hormonal, a pele fica mais oleosa, fazendo com que surjam aqueles pontinhos indesejados.
O excesso de oleosidade é mais comum no final da gestação, mas desde o começo da gravidez é importante tomar alguns cuidados para reduzir o impacto na pele. Então, para combater a acne na gravidez é recomendado:
- Evitar maquiagem;
- Lavar a pele com sabão neutro ou suave 2 vezes por dia;
- Aplicar uma loção tônica sempre após lavar e secar o rosto;
- Aplicar um hidratante sem óleo e não comedogênico em pequena quantidade no rosto, de preferência que já contenha fator de proteção solar.
Já para tratar a acne na gravidez, é importante recorrer a produtos de uso externo, porque os remédios geralmente indicados para o tratamento da acne severa são contraindicados na gravidez porque podem prejudicar o bebê, entenda como tratamentos contraindicados Roacutan, cremes com ácidos, peeling com ácidos, laser e radiofrequência.
Por isso, a gestante deverá consultar uma dermatologista para saber o tratamento certo para combater as espinhas, sem afetar a saúde do nenê.