Reportagem com participação da Dra Juliana Fonte para o portal Cuidados Pela Vida.
Está sentindo coceira na pele? Fique atento porque este é um sintoma comum nos quadros de dermatite. A doença costuma atingir, principalmente, áreas expostas por produtos ou substâncias irritativas e áreas de dobras, como nos braços e atrás dos joelhos.
Compressas de água fria ajudam a aliviar a coceira da dermatite
É importante evitar coçar a pele por causa de algumas complicações. Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local também pode funcionar.
Quando as medidas anteriores não funcionam, o dermatologista pode indicar medicamentos para controlar a vontade de coçar a pele. “Nos casos de dermatite muito intensa ou que não resolve somente com mudança de hábitos de banho e hidratação, é possível lançar mão de medicações com ação sedativa que diminuem a sensação de coceira”, explica a especialista.
Coceira intensa da dermatite pode provocar infecções
Infecções bacterianas ou fúngicas estão entre as complicações da coceira causada pela dermatite, que por ser prolongada e bastante intensa, criou um ambiente favorável para o crescimento desses microrganismos. Outra complicação é o líquen simples crônico, cujos sintomas são inicialmente parecidos com a dermatite, mas provoca um ciclo vicioso de coceira na pele.
No entanto, a coceira não é o único sintoma do problema, como aponta Juliana: “A dermatite é uma reação inflamatória da pele que pode causar vermelhidão, inchaço, descamação e bolhas, de acordo com a causa, a intensidade e a cronicidade”. Assim que perceber um dos sinais ou sintomas, procure um dermatologista para descobrir a causa da dermatite e tratá-la adequadamente.