Muitas vezes a falta de informação faz com que as pessoas cometam deslizes que comprometem a saúde da pele. É preciso ter cuidado, pois certas atitudes, além de prejudicá-la, podem até mesmo agravar problemas já instalados, como a acne. Uma das principais causas dessas lesões são as alterações hormonais, que provocam o aumento da oleosidade da pele, justificando sua manifestação. Para pôr tudo às claras, selecionamos os três erros mais comuns quando o assunto é tratar a acne.
USO ABUSIVO DE CREMES E SECATIVOS
É isso mesmo! Esqueça a ideia de que passar cremes e secativos a todo o momento irá ajudar a diminuir a oleosidade da cútis e melhorar a sua acne. Muito pelo contrário! O uso indevido desses produtos pode piorá-la! Economize na hora de aplicar cremes e principalmente os secativos, que são ricos em ácidos. O uso excessivo pode piorar o quadro e irritar a pele. Fique atenta às instruções de uso dos cremes, pois alguns são recomendados para usar somente à noite e outros durante o dia. Utilize hidratantes em pequenas quantidades, nada de excessos.
LAVAR O ROSTO TODA HORA (E AINDA COM ÁGUA QUENTE")
Eis mais um dos erros mais comuns e cometidos. Sim, lavar o rosto toda hora pode piorar a acne. Lavar intempestivamente a pele com sabonetes muito cáusticos e abrasivos, principalmente, deixam a pele sensível, o que a leva a “entender” que está sendo agredida e precisa se proteger, produzindo grande quantidade de sebo para tal, o que deixa a pele muito oleosa e piora a acne. O recomendado é que a pessoa lave o rosto no máximo três vezes ao dia. De manhã, de tarde e de noite.
Lavar o rosto com água quente também prejudica a acne. O líquido em alta temperatura dilata os poros e aumenta as chances de contaminação. O ideal é lavar o rosto com água morna ou fria, sem utilizar bucha.
ESPREMER AS ESPINHAS
Não é recomendado espremer as espinhas, pois as unhas, que ajudam nessa inadequada missão, contêm uma infinidade de bactérias que ajudam a infeccionar ainda mais a pele, resultando na formação de cicatrizes e manchas, muitas vezes de difícil tratamento. O ideal é realizar a limpeza de pele sem manipular lesões inflamadas e, sem dúvidas, com profissionais qualificados que utilizem materiais esterilizados.