fbpx

Tipos e Sintomas de Psoríase

Conheça os tipos e sintomas de Psoríase

A psoríase em placas atinge 90% das pessoas com essa doença e é o tipo mais comum. Mas existem outras formas de psoríase que afetam diversas regiões do corpo e/ou se manifestam por meio de sintomas que podem se apresentar de formas distintas.

É possível que a doença apareça e suma de tempos em tempos, pois ela é cíclica. Embora os sinais e sintomas da psoríase possam variar de pessoa para pessoa, os mais comuns são:

  • Manchas avermelhadas ou rosadas com escamas ressecadas por cima;
  • Pele seca e com rachaduras;
  • Sangramento nas partes ressecadas;
  • Coceira ou sensação de queimação na pele;
  • Unhas grossas e quebradiças;
  • Juntas duras ou enrijecidas.

Apresentar um ou mais sinais e sintomas da psoríase não significa que você tem a doença. Procure um dermatologista, apenas ele pode fazer o diagnóstico correto.

Principais tipos de Psoríase

Psoríase em placas ou vulgar:

A principal característica é o aparecimento de placas avermelhadas na pele, cobertas com escamas esbranquiçadas ou prateadas, que podem doer e até sangrar. As lesões podem atingir qualquer área do corpo, embora sejam mais comuns no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Em casos mais graves pode atingir a palma da mão, planta do pé e até mesmo o rosto. É a forma mais comum de psoríase e representa 85-90% de todos os casos.

Psoríase artropática (artrite psoriásica ou artrite psoriática):

Tipo de psoríase na qual, além da pele, as articulações também são afetadas. Esse tipo atinge de 10-40% dos pacientes com psoríase e pode causar muita dor e limita os movimentos, caso não tratada adequadamente.

Psoríase invertida

Ela atinge regiões úmidas da pele, como axilas, virilha e a região abaixo da mama. Produz lesões avermelhadas, porém sem escamas. Os sintomas podem piorar com o suor e atrito da pele.

Psoríase gutata (ou psoríase em gota):

Consiste em pequenas e numerosas lesões em forma de gotas, predominantemente no tronco, braços, pernas e couro cabeludo. A psoríase em gota é geralmente desencadeada por infecções bacterianas.

Psoríase pustulosa:

Caracterizada pelo aparecimento de vesículas ou bolhas de pus não infeccioso, poucas horas depois da pele ficar vermelha. É um tipo raro que pode causar febre, calafrios, coceira intensa e fadiga.

Psoríase eritrodérmica:

É o tipo menos comum da psoríase, apresenta uma vermelhidão generalizada. Os sintomas podem ser desencadeados em pacientes com psoríase, devido a agressões à pele, como queimaduras, pela interrupção abrupta do uso de medicamentos (como corticoides), infecções ou pela falta de controle de outro tipo de psoríase.

Psoríase ungueal:

É a psoríase que pode atingir as unhas das mãos e pés. As unhas podem descolar se soltar ou esfarelar.

Saúde Mental

A psoríase costuma afetar a qualidade de vida, indo muito além de um problema de pele, ao gerar impactos funcionais e psicossociais, por exemplo. Até mesmo pessoas que manifestam sinais e sintomas moderados da doença relatam que a psoríase impacta em suas atividades diárias.

É importante lembrar! Somente com o diagnóstico é possível ter certeza do tipo de psoríase e começar o tratamento adequado para diminuir os impactos na pele e na rotina. Agende uma consulta com dermatologista.

Dúvidas sobre o

Tratamento de Psoríase?

Solicite um agendamento com a dermatologista Dra Juliana Fonte. Entraremos em contato com você para confirmar o melhor dia e horário para atender você.

     É minha primeira visita Já sou paciente

    CONFIRA AS ÚLTIMAS DICAS PARA PACIENTES

    Rua Mariante, 180 - Sala 304

    Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

    Convênios e Particular

    Atendimento de Segunda à Sábado

    Marque sua consulta:

    (51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697