fbpx

O que é Psoríase?

Psoríase: o que é, como é, o que fazer?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que causa placas avermelhadas espessas na pele, cobertas por escamas esbranquiçadas ou prateadas. Essas lesões podem apresentar coceira, dor e descamação.

Uma doença visível mas que também pode atrapalhar o psicológico.

As doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa durabilidade, a psoríase, por exemplo, é tratada durante a vida inteira. Essa doença também reflete na qualidade de vida, é muito mais que uma questão estética da pele. Pacientes com psoríase de grau moderado, relatam que a doença impacta em atividades diárias.

Talvez você esteja se perguntando se tem como passar psoríase para alguém e a resposta é “não”, essa não é uma doença contagiosa e mesmo assim pode causar constrangimento e até isolamento social.

Tipos de psoríase: psoríase em placa

Existem diferentes tipos de psoríase, a psoríase em placas a mais comum e atinge cerca de 85-90% dos pacientes.

Mais de um terço das pessoas com psoríase em placas apresentam sintomas moderados e graves que podem ser mais difíceis de tratar. De acordo com a maioria dos estudos, essas pessoas têm mais de 10% da superfície do corpo afetada pelas lesões ou em regiões mais sensíveis e expostas, como mãos e pés, o que traz ainda mais impacto na qualidade de vida.

Entre as áreas do corpo mais afetadas pela psoríase estão o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, a parte inferior das costas, rosto, nádegas, mãos e pés, mas a doença pode atingir outras regiões.

Sabia que estima-se que a psoríase atinja até 3% da população? O equivalente a mais de 3 milhões de pessoas no Brasil e 125 milhões em todos o mundo. É uma doença que atinge igualmente homens e mulheres.

A psoríase pode ir além da pele e desenvolver chamada artrite psoriásica em algumas pessoas. Além disso, existem estudo que relacionam a psoríase com diabetes, colesterol alto, derrame e ataque cardíaco.

O que a psoríase faz na pele?
Interior da pele com Psoríase

Fonte: Skin to Live In

Em pessoas saudáveis, as células da pele se multiplicam nas camadas mais profundas e demoram cerca de um mês para chegar na superfície da pele. Já o sistema imune de quem tem psoríase, emite um “alarme falso” que acelera essa multiplicação e em poucos dias as novas células alcançam a superfície. Isso é o que a imagem acima mostra.

Como isso de ocorre de forma contínua, é aí que surgem as placas, descamação e demais sintomas da psoríase.

Por que e quando a psoríase se manifesta?

A psoríase pode se manifestar em qualquer fase da vida, inclusive na infância, apesar de ser mais comum na vida adulta.

Os sintomas aparecem quando há uma combinação de fatores externos e os genéticos, que modificam o ciclo de vida natural das células da pele.  Entre os “gatilhos” externos que podem contribuir com o aparecimento da psoríase estão estresse, lesões e machucados anteriores na pele (vacinas, queimaduras de sol e arranhões) e uso de certas medicações (como lítio, medicamentos antimaláricos e anti-hipertensivos).

Você sente que passa por isso?

Os sinais e sintomas da psoríase podem desaparecer e voltar após um período não determinado – e assim seguir por toda a vida, tornando-se uma doença recorrente. Tanto a duração quanto a gravidade da psoríase diferem entre pacientes, podendo ser leve, moderada ou grave.

O acompanhamento com dermatologista é necessário para entender a evolução e melhorias da psoríase.

Dúvidas sobre o

Tratamento de Psoríase?

Solicite um agendamento com a dermatologista Dra Juliana Fonte. Entraremos em contato com você para confirmar o melhor dia e horário para atender você.

     É minha primeira visita Já sou paciente

    CONFIRA AS ÚLTIMAS DICAS PARA PACIENTES

    Rua Mariante, 180 - Sala 304

    Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

    Convênios e Particular

    Atendimento de Segunda à Sábado

    Marque sua consulta:

    (51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697