fbpx
Blog
OS ERROS MAIS COMUNS DA ROTINA DE SKINCARE

OS ERROS MAIS COMUNS DA ROTINA DE SKINCARE

Por mais que manter uma rotina de cuidados com a pele seja uma questão de saúde, a prática virou tendência na internet nos últimos tempos, principalmente entre as blogueiras de beleza. O termo skincare, inclusive, vem sendo muito associado a autocuidado no geral.

Conversamos com as médicas dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia Juliana Fonte, Manoela de David Dornelles e Ana Eliza Teixeira Ribeiro para desvendar quais erros você pode estar cometendo sem saber:

Usar produtos que não são específicos para o seu tipo de pele

Esse foi o principal erro apontado pelas médicas. Segundo elas, é indicado consultar um profissional e descobrir qual é o seu tipo de pele e quais produtos são mais adequados para ele. Não compre, em hipótese alguma, produtos sem orientação médica, pois eles podem machucar e irritar a pele.

– Muitas pacientes que têm pele oleosa compram, por conta, cremes antissinais. Só que a maioria desses produtos, que são direcionados a peles mais maduras, vai fazer uma boa hidratação, porque a pele madura geralmente está mais desidratada, mais flácida. Se a paciente jovem que compra esse produto não tem uma pele seca, ela vai ter problemas com acne e com obstrução de poros, já que esses cremes não são específicos para o tipo de pele dela – exemplifica Juliana.

– Não usar um sabonete adequado pode piorar o ressecamento da pele e deixá-la mais opaca – complementa Ana Eliza.

Fazer esfoliação todos os dias

Ao esfoliar a pele todos os dias, você acaba retirando demais sua proteção, deixando-a muito suscetível a até mesmo infecções. Também deixa a pele mais sensível, e faz com que ela produza mais oleosidade como uma forma de defesa.

Lavar o rosto no banho

A questão aqui é que a água do normalmente é mais quente. É mais fácil levar o sabonete para o boxe e lavar o rosto ali mesmo, poupando tempo, né? Mas não. Você pode lavar o rosto com água gelada e com água morna, mas com a água muito quente não, porque resseca.

Lavar o rosto mais que duas vezes ao dia

Pelo menos não com sabonete. Quem tem pele oleosa e lava várias vezes ao dia acaba deixando a pele ainda mais oleosa. Quem tem pele sensível, vai a sensibilizar ainda mais.

Assumir que pele oleosa não precisa de hidratação

Hidratação não significa gordura, então sua pele pode estar sem água e oleosa ao mesmo tempo, e é importante devolver a água para a pele através da hidratação. Uma simples água termal pode ser o suficiente. Também existem diversos hidratantes específicos para pele oleosa. Se não hidratar, a pele produz mais oleosidade. Resumindo: a hidratação da pele oleosa ajuda a, inclusive, controlar a oleosidade.

Não beber água

Isso é fundamental, segundo as médicas.

– Você pode ter o maior cuidado do mundo com a pele, mas se não beber água, não adianta nada. Suco, chá, chimarrão, café... não substitui. Tem que ser água mesmo. É importante para todo o funcionamento do organismo, mas para pele é fundamental – ressalta Juliana.

Não usar filtro solar

Além da radiação, o sol é um dos principais agentes do envelhecimento da pele, tira elasticidade e mancha. Até mesmo em ambientes fechados, as luzes também mancham a pele. Importante: o filtro deve ser reaplicado a cada duas ou três horas.

Lembrando: quanto mais alto for o fator de proteção do filtro solar, mais vezes você está protegida contra a radiação, contra o envelhecimento e contra manchas.

– Quanto mais alto o fator de proteção, mais alto é o PPD, que é o que protege a pele contra tudo isso. Então faz diferença usar um protetor de fator baixo de 15, 18, e usar um protetor solar com fator 50, 60, 70.

Usar maquiagem com filtro como protetor solar

Usar uma maquiagem que tenha fator de proteção solar não é suficiente. Além de, na maioria das vezes, o fator de proteção ser baixo, as bases (geralmente são elas que prometem a proteção solar) são cosméticos e não são testadas da mesma forma que os filtros. Em contrapartida, existem alguns protetores que têm cor, e eles podem substituir a base.

Não higienizar pincéis e esponjas de maquiagem

É importante lavar uma vez por semana, porque cria-se muita bactéria, que contamina o rosto. Também é importante deixá-los em lugares arejados para ventilação.

Usar cremes noturnos durante o dia

Em usar cremes diurnos durante a noite não há grandes problemas, mas usar um creme noturno durante o dia sim, porque os cremes noturnos geralmente têm algum tipo de ácido, e, se a pessoa tem uma pele mais sensível, não passa protetor solar e se expõe ao sol, corre o risco de ter uma queimadura na pele.

Outra dica: a maioria dos antioxidantes que são a base de vitamina C são principalmente feitos para serem usados durante o dia. Muitas pessoas acabam os usando à noite, mas o benefício é maior se ele for usado durante o dia.

Dormir de maquiagem

Todo mundo sabe, mas é sempre bom lembrar: não pode dormir de maquiagem. As bases e os pós, principalmente, acabam obstruindo os poros, favorecendo o surgimento de acnes e de cravos.

Fazer exercício físico com maquiagem

Não se deve usar maquiagem para praticar exercício físico. Só protetor solar. Ao suar, a maquiagem derrete, favorecendo o acúmulo de sujeira nos poros, causando obstrução e surgimento de acnes e cravos.

Espremer espinhas e cravos

Se você quer evitar marcas na pele, não cutuque. Procure um dermatologista para que ele oriente a melhor rotina de tratamentos para você.

Confiar em produtos que não têm sua fórmula divulgada

– Existem vários produtos que são divulgados como sendo fazedores de milagres, e muitas vezes eles não liberam as fórmulas, ficamos sem saber exatamente o que tem dentro. Na maioria das vezes é uma propaganda bem enganosa. O ideal é sempre consultar um dermatologista para que ele avalie o produto correto para o seu tipo de pele e não acreditar em promessas irreais – resume Manoela.

Aplicar os produtos na ordem errada

O mais importante é deixar o filtro solar por último, apenas antes da maquiagem, já que a função dele não é penetrar na pele, e sim ficar na superfície. Alguns filtros possuem ativos que servem para hidratação, rejuvenescimento, e esses ativos vão penetrar, mas não é sua principal função.

A médica Ana Eliza dá a dica: passar um tônico antes dos produtos, porque ele ajuda a preparar a pele para que outros cremes penetrem melhor.

A rotina ideal de skincare

Pela manhã: lavar o rosto com sabonete, fazer a hidratação, e depois pode passar um antioxidante. Por fim, o protetor solar.

À noite: lavar o rosto com sabonete novamente, fazer a hidratação, e depois pode usar um creme de tratamento.

Para a médica Manoela, o skincare básico e funcional seria com um sabonete adequado adicionado a um filtro solar com agentes anti-idade e hidratantes.

Mas lembre-se: o mais importante é lavar de forma correta e hidratar a pele.

Reportagem publicada em Zero Hora - Revista Donna - 12/11/2019.

Compartilhar:
*Dra Juliana Fonte é uma médica especializada em dermatologia, área de conhecimento que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Ela é também especializada na atuação em procedimentos médicos estéticos e cirúrgicos na área da dermatologia.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697