fbpx

Verrugas

Verrugas

É um tumor benigno causado por um vírus, este se desenvolve na camada mais superficial da pele por meio de uma infecção. O vírus ocasionador pertence à família chamada papiloma vírus humano (HPV) e aumenta a produção de queratina, o que gera uma lesão no formato de uma couve-flor. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque, mas podem, também, ser escuras, planas e macias.

TIPOS DE VERRUGAS

Existem diversos tipos de verrugas, que são denominadas de acordo com a região do corpo que se desenvolvem. As verrugas vulgares crescem em volta das unhas e dedos das mãos, geralmente em regiões que passaram por traumas ou pequenas lesões. As verrugas plantares nascem na sola dos pés. Verrugas planas são menores e tendem a nascer em grande quantidade, de 20 a 100.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DO VÍRUS DA VERRUGA?

É possível que ocorra a transmissão de pessoa a pessoa, ou haja de uma forma indireta. É importante não cutucá-la, pois no contato ocorre o transporte do vírus para outro local. O tempo entre o primeiro contato com o agente causal das verrugas vulgares, plantares e planas e o desenvolvimento de lesões dura alguns meses. A maior incidência do aparecimento destas erupções ocorre devido a ferimentos na pele. Pessoas com sistema imune frágil ou debilitado são mais propensas a se contaminarem com HPV.

É NECESSÁRIO REALIZAR TRATAMENTO DE VERRUGAS?

Sim. Devido ao perigo de disseminação para outras pessoas, ou regiões do corpo ou até pela questão da dor que algumas verrugas causam. Em crianças, geralmente, as verrugas desaparecem espontaneamente após alguns meses. Já nos adultos existe a possibilidade de se desenvolver câncer de pele nas regiões onde se encontram verrugas genitais instaladas há longa data.

COMO É O TRATAMENTO DE VERRUGAS?

Existem diversas formas de se tratar as verrugas, de acordo com o seu tipo e a idade do paciente. Um dermatologista poderá indicar algumas opções, como a crioterapia, que é a congelação da verruga. Esta alternativa não é dolorosa e dificilmente deixa cicatrizes. Ou a aplicação de cantaridina, que provoca o nascimento de uma bolha sobre a verruga, retirada alguns dias depois pelo especialista.

EU POSSO TRATAR MINHAS VERRUGAS SEM CONSULTAR UM DERMATOLOGISTA?

Existe um perigo eminente de se confundir outro tipo de lesão com verrugas, o que poderia piorar a situação. É sempre importante procurar o atendimento de um dermatologista.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR PARA NÃO CONTAMINAR?

Cubra as lesões e os cortes que tiver com curativos, o vírus da verruga penetra na pele por essas aberturas. Evite ficar descalço, para evitar contaminação com partículas que ficam em contato com objetos. Mantenha seca a região afetada, elas tendem a crescer com facilidade em ambientes úmidos.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697