fbpx

Micose no Couro Cabeludo

Micose no Couro Cabeludo

A micose do couro cabeludo (também conhecida como tínea capilar ou pitiríase) é uma infecção fúngica que causa coceira e descamação. O fungo existe normalmente no couro cabeludo e pode ser ativado por fatores como estresse, sudorese excessiva, alteração do pH do couro cabeludo, etc. Pode causar inconveniente aos pacientes pelo constrangimento estético, social e psicológico.

Sintomas

A micose do couro cabeludo resulta em caspa e é caracterizada por uma fina descamação comparável aos grãos de trigo. Existem três tipos: a pitiríase simples, a pitiríase esteatóide e a pitiríase amiantácea de Alibert.

A pitiríase simples ou seca é a mais frequente. Isso resulta na formação de pequenas escamas finas, secas, cinzentas ou amareladas e opacas, presentes no cabelo. Também é caracterizado por descolamento espontâneo ou coceira. A pele não fica inflamada, mas a irritação é possível.

A pitiríase esteatóide ou gordurosa é mais grossa e transparente. A descamação consiste em placas que têm dimensões diferentes e aderem ao couro cabeludo. A coloração vermelha da pele reflete inflamação que, por sua vez, faz com que haja uma coceira intensa.

A pitiríase amiantácea representa o desenvolvimento extremo da caspa. As placas são muito grossas, com escamas prateadas aderidas ao couro cabeludo e cabelo. Esta condição ocorre principalmente em crianças.

Tratamentos

Para a pitiríase seca e esteatóide, use xampus anticaspa ou loções, como piritionato de zinco, piroctona olamina ou sulfeto de selênio. Eles podem ser associados com um antifúngico (econazol).

Inflamação significativa pode exigir a utilização de agentes anti-inflamatórios tais como corticosteroides potentes.

O ácido salicílico e ictiol permitem a remoção das escamas de grande espessura.

Prevenção

O tratamento e prevenção da tínea do couro cabeludo exigem tomar certas precauções:

  • Use xampus suaves e adequados;
  • Evitar todas as circunstâncias que favorecem o ataque do seu couro cabeludo como substâncias ou ambientes irritantes, escovação violenta;
  • Manter a higiene e uma alimentação equilibrada, beber bastante água e comer frutas frescas, vegetais verdes ou cozidos no vapor para reduzir a acidez de sua dieta;
  • Tomar vitaminas A, E, C e selênio, respeitando as prescrições;
  • Evite o consumo excessivo de açúcar, café, laticínios, carne vermelha ou salsicha, pois pode agravar a caspa;
  • Limpe regularmente as escovas ou pentes para prevenir a reativação de fungos após o tratamento;
  • Procure o conselho de um profissional de saúde a fim de evitar uma possível intolerância medicamentosa e seguir o tratamento adequado.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697