fbpx

Alopecia por Tração

Alopecia por Tração

Apesar de não existir maior propensão para um determinado sexo ou etnia, a alopecia por tração e mais comumente vista em mulheres negras, devido ao seu uso prolongado de apliques, tranças e aos diversos procedimentos para o alisamento dos fios. É uma forma diferente de queda de cabelos, que está relacionada ao hábito de prender o cabelo com muita força (tensão prolongada). Se existe uma falta de fibras elásticas para ancorar os folículos pilosos na derme, o problema pode ocorrer, especialmente na parte de trás e laterais da cabeça. É preciso tratar a tempo, pois a falta de cabelo nessas áreas pode se tornar irreversível.

Sintomas

Esta alopecia se dá pelo uso frequente, e por períodos de tempo prolongados, de qualquer tipo de artefato para manter os cabelos presos. Desde as mais simples presilhas, passando por elásticos, tiaras (arcos) e piranhas, tudo que mantém o cabelo preso por tempo prolongado ao longo do dia, e que acaba sendo utilizado por meses ou anos, pode causar a alopecia de tração.

A ideia de aparecimento da alopecia de tração é simples, a tração continuada promove uma inflamação ao redor do folículo piloso. Esta inflamação de forma persistente estimula um processo de fibrose (formação de tecido cicatricial) na região perifolicular. Uma vez que esta inflamação continua sendo promovida, em um determinado momento, o tecido fibrótico (a cicatriz em si) substitui o folículo e naquele ponto o cabelo normalmente não nasce mais. 

Tratamentos

Dependendo do estágio do comprometimento capilar causado pela alopecia de tração, este tipo de queda pode ser facilmente tratado, realizando-se apenas a interrupção da prática de tensão. Hidratar os cabelos quebradiços fortificando a queratina e aplicar loção com princípios ativos que favoreçam o crescimento de novos fios. Avaliar periodicamente a resposta ao tratamento. Se o quadro for intenso, há necessidade de medicação oral e sessões de mesoterapia capilar podem auxiliar numa resposta terapêutica mais rápida. Entretanto, para as situações mais severas e identificadas mais tardiamente, pode haver a “morte” do folículo por sua cicatrização, aumentando-se muito a gravidade do problema.

Prevenção

Para quem gosta ou precisa manter os cabelos presos a dica é sempre evitar tração exagerada no ato de prender. Se acreditar que os fios de cabelo ainda não estão muito bem presos ou ajeitados tenha em mãos um gel, mousse ou spray fixador e dê aos fios o acabamento que eles precisam. Evitando a tração excessiva o cabelo pode ser mantido preso e sem risco de danos aos folículos pilosos.

Uma atenção especial deve ser dada àquelas mulheres que tem os cabelos mais crespos e que utilizam tranças para manter os fios presos. As tranças também podem causar o problema.

Rua Mariante, 180 - Sala 304

Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS

Convênios e Particular

Atendimento de Segunda à Sábado

Marque sua consulta:

(51) 3414.2770 - 3307.2770 - 98692.6697