5 BENEFÍCIOS DO VOLNEWMER PARA O REJUVENESCIMENTO DA PELE
O mundo da dermatologia e estética não para de evoluir, trazendo tecnologias cada vez mais inovadoras para atender aos desejos...
Não é de hoje que a pele do rosto tem sido o foco de preocupações e atenção, melhorar o aspecto da pele vem se tornando obrigatório. São milhões de células que nos protegem do meio ambiente e regulam nossa temperatura corporal. Com o decorrer do tempo, manchas escuras, cicatrizes de acne, finas linhas, pele opaca e áspera, além de outros sinais de dano solar e envelhecimento, começam a aparecer.
O peeling químico é uma solução aplicada na pele para remoção das células mortas e promoção da produção de novas. Ele acelera a remoção das camadas mais externas da pele, o que estimula a renovação celular e a regeneração dos tecidos. Além disso, esse tratamento desobstrui os poros, estimulando a circulação sanguínea e clareando as manchas.
O tipo de peeling químico utilizado pode ser superficial, médio e profundo. Ele é utilizado de acordo com o resultado que se deseja obter e com a profundidade que se deseja atingir. Os resultados são mais aparentes quando utilizados em altas concentrações.
Bons resultados já podem ser obtidos a partir do peeling superficial. Ele remove a camada mais externa da pele, sendo ótimo para clarear manchas e retirar marcas de acne ou rugas superficiais. A descamação subsequente costuma ser fina e não chega a atrapalhar o dia a dia, podendo a pessoa voltar à sua vida normal no dia seguinte. O peeling superficial melhora ainda a textura da pele, clareando manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a renovação do colágeno, melhorando a flacidez.
Já o peeling médio, removem a camada externa e média da pele, sendo utilizado para clarear manchas e alterações de superfície da pele, como rugas mais profundas, cicatrizes de acnes e ceratoses. Ele provoca descamação mais espessa e escura, necessitando de 5 a 7 dias para retorno à vida normal.
O peeling profundo é bem mais agressivo que os demais, remove as camadas de pele até ao nível interno, sendo recomendado para casos de pele danificada pelo sol e outras cicatrizes. Provoca a formação de muitas crostas e o pós-peeling exige o uso de curativos e a recuperação pode durar até um mês. No entanto os resultados são muito bons, com renovação importante da pele e diminuição até mesmo de rugas profundas como as rugas ao redor da boca e dos olhos.
Os resultados do peeling químico podem ser vistos à partir da segunda sessão de tratamento, e nesse período é aconselhado o uso de um creme hidratante, com filtro solar, pois a pele fica mais sensível.
Importante destacar que as técnicas usadas devem ser realizadas por médicos dermatologistas, para evitar possíveis efeitos indesejáveis dos peelings, como hiperpigmentação ou queimaduras.
A pele é um órgão dinâmico, em constante renovação. Continuamente, as células das camadas inferiores sofrem transformações e migram para substituir as células das camadas mais superficiais, que se descamam naturalmente. Assim, a esfoliação das células da pele é um evento normal, lento e praticamente imperceptível. O peeling é uma forma de acelerar a remoção das camadas mais externas da pele, o que estimula a renovação celular e a regeneração dos tecidos. Além disso, esse tratamento desobstrui os poros, estimula a circulação sanguínea e clareia as manchas.
Para uniformizar a pele com Cicatrizes de Acne, utilizamos peelings combinados com técnica "cross", onde fazemos aplicação de um ácido bem mais forte nas depressões e um outro mais suave em toda a superfície da face. Após algumas sessões, se ainda tiver algum desnível na pele, podemos realizar subcisão (descolamento da cicatriz) e ainda seu preenchimento com ácido hialurônico.
Existem vários tipos de agentes esfoliativos, e em variados concentrações, que podem ser usados. Apesar de um peeling normalmente ser suficiente para melhorar a aparência de sua pele, alguns problemas são mais profundos que outros. Você pode necessitar de concentrações mais potentes, ou de mais de um peeling para atingir melhores resultados.
O procedimento é realizado em consultório, sem necessidade de internação. Assim que a medicação é aplicada, há, durante um período de 5 a 7 minutos, uma sensação de ardência e queimação, que desaparece sem necessidade de sedação ou anestesia,não é um processo doloroso.
De acordo com o tipo da pele e o objetivo do tratamento, opta-se pela microdermoabrasão e/ou pela aplicação da solução de ácido. A retirada do produto aplicado poderá ser feita após alguns minutos no consultório ou, dependendo do ácido utilizado, o paciente permanece com o produto por cerca de 6 a 8 horas.
As diferentes formas de peeling podem beneficiar quase todos os tipos de pele, mas o seguinte guia de peles pode ajudar:
TIPO I - Sem rugas, tipicamente com menos de 35 anos; necessita de pouca maquiagem.
TIPO II - Rugas aparecem apenas quando há movimentação na face (por exemplo, ao sorrir); tipicamente entre 25/35 anos; cor amarelada e com sinais de dano solar precoce.
TIPO III - Rugas mesmo com a face em repouso, especialmente ao redor dos olhos, da boca e da testa; idade entre 30/65 anos; descoloração e aparecimento de pequenos vasos sanguineos.
TIPO IV - Severo envelhecimento, com muitas e profundas rugas.
Os pacientes com de pele de tipo II ou III são os que mais se beneficiam dos peelings médio e superficial.
A maioria das pessoas necessita de entre 5 e 7 dias para recuperação do peeling de média profundidade. Durante esse tempo, não há dor, mas a pele mostra aparência de severa queimadura solar. Por esse motivo, a maioria dos pacientes permanece em casa. Como a pele fica sensível à luz por várias semanas, é muito importante afastar-se de exposição solar forte, usar filtro solar e adotar outras medidas de proteção.
Sim e não, a depender de suas futuras atividades. Um programa de proteção solar, de não tabagismo, de hidratação adequada e, às vezes, de uso de ácido retinóico prolongam bastante os benefícios de um peeling químico.
Quer conhecer mais sobre esse procedimento? Agende agora uma avaliação e vamos descobrir se ele atende às suas necessidades!
O mundo da dermatologia e estética não para de evoluir, trazendo tecnologias cada vez mais inovadoras para atender aos desejos...
O inverno está por começar no dia 21 de junho – e dermatologistas já percebem um aumento na procura por tratamentos de...
Com o passar dos anos, por volta dos 25 a 30 anos, nossa pele entra em um novo capítulo. Nesse...
A Clínica de Dermatologia Juliana Fonte é especialista no tratamento, orientação e prevenção dos problemas da pele, unhas e cabelos. Fundada em Porto Alegre há mais de 10 anos é hoje uma referência em atendimento com qualidade para o público feminino e masculino de todas as idades.