ESPECIALIDADES
Procedimentos Capilares
Muitas pessoas se incomodam com a queda de cabelo, mas perder em média 100 fios por dia é totalmente normal. Quando o número é superior ou ainda observa-se falhas e perda de densidade, deve-se procurar um dermatologista. Em casos de calvície, queda crônica ou aguda por causas externas, como estresse e anemia, as madeixas podem ser tratadas com a ajuda de exames e procedimentos realizados na clínica.
Investigação
Exames de Diagnóstico
O diagnóstico mais precoce possível é fundamental para o sucesso terapêutico nas doenças do cabelo. Dessa forma, é necessário fazer avaliação clinica, exame físico e exames complementares específicos para a definição diagnostica. Com o conhecimento e com o acesso a todas as informações, o tratamento é direcionado para cada caso especificamente.
Biopsia de couro cabeludo
Em casos específicos pode ser necessário realizar biopsia de couro cabeludo. Com este exame, o dermatologista consegue saber quais alterações estão ocorrendo dentro da pele ou no folículo piloso do paciente. O fragmento é enviado ao dermatopatologista especialista em cabelo, que fará a análise e enviará ao médico dermatologistas.
Tricograma
Faz avaliação do ciclo biológico dos cabelos, através da retirada de alguns fios para análise com microscópio óptica das raízes desses fios. É feita a identificação das fases de crescimento e da proporção dos fios em cada estágio da doença. Contribuindo, dessa forma, para definição diagnostica. É indicado para queda excessiva de cabelos.
Tricoscopia
Faz a análise de diferentes áreas do couro cabeludo, além da avaliação da haste capilar, vascularização e pigmentação cutânea. Além disso, auxilia no diagnóstico das doenças e no acompanhamento da resposta terapêutica.
Tratamentos
Procedimentos Capilares
Após o diagnóstico definido, é possível orientar o paciente para receber o melhor tratamento específico para cada caso. A prescrição médica será direcionada de acordo com o diagnóstico do paciente. O que pode abranger desde loções, medicamentos de uso oral até procedimentos.
Skin Saver Hair Growth
Desenvolvida com base no conceito de Drug Delivery, a fim de facilitar a penetração dos ativos na pele. É indicado para a queda e perda de densidade capilar e ancoragem dos fios. O ativo pode ser utilizado em tratamento de alopecia e eflúvio, aumentando a quantidade de nutrientes no folículo, a partir da ação do silício que, ligado ao colágeno, fortifica a ancoragem do fio, estruturando o cabelo e a pele. Além disso, contribui para o crescimento e aumento do número de folículos capilares.
Microagulhamento Capilar
É um procedimento feito com dispositivo de pequena dimensão constituído por microagulhas que provocam perfurações superficiais no couro cabeludo. As injúrias geradas no local vão cicatrizar por meio da ação dos fatores de crescimento liberados pelas plaquetas que migram para o local, estimulando a produção de colágeno, principalmente do tipo XVII, que é importante para aumentar a sobrevida e o tamanho do fio.
Corticoterapia intralesional
Consiste em microinjeções de corticoide em áreas específicas do couro cabeludo, onde tem doenças de origem inflamatória. É utilizada em condições como alopecia areata e as alopecias cicatriciais.